Supernatural e psicologia

A série supernatural, acompanha a história de Sam e Dean Winchester que desde criança acompanha seu pai nas aventuras em busca de um demônio que assassinou sua mãe enquanto eram bebês.

Por muitos anos, viviam sozinhos pois o pai sempre ia caçar e os meninos buscavam sobreviver no meio da loucura entre os demônios. Com o passar do tempo, Sam decidiu ir para a faculdade para tentar viver uma vida mais “normal” possivel, porém seu irmão mais velho ( Dean) aparece avisando que seu pai estava desaparecido e precisava de ajuda para encontra-lo.

Sam e Dean são de familia de caçadores, tanto que Dean diz a famosa frase: “Salvar pessoas, caçar coisas, o negócio da família”. Eles caçam vampiros, demônios, bruxas, lobisomens e várias outras criaturas. Dean possui diversas características em sua personalidade, além de ser muito engraçado e paquerador, ele costuma sempre beber e comer muito, como uma forma de fuga para seus traumas e problemas. Sam tentou fugir disso, porém acabou retornando ao trabalho da familia, onde acabou ficando “sem alma”, foi para o inferno, teve alucinações com lucífer e passou anos tentando se desvincular disso.

 

Podemos perceber que a série traz muitas reflexões sobre familia, amizade e empatia.

Em vários momentos, Sam questiona Dean: - precisamos realmente matar essa criatura? ainda é um ser humano. A partir disso, podemos perceber em como o ser humano, pode muitas vezes ter dificuldade em separar as representações daquilo que é bom e mal. Sendo que o ser que é bom, pode ser mal. É comum pensarmos que aquilo que é ruim, é algo que deve ser morto e acabado, mas se desprender mal, não determinará que terá uma vida 100% boa. Quando o Sam se joga abraçado com Lúcifer para o inferno, é quando ele aceita que somente dessa forma tudo ficará bem, porém esse sacrifício tem um custo, ele retorna sem alma, sem sentimentos ou emoções, pois isso ficou na jaula. Isso pode acontecer, como na depressão, onde o sujeito tem dificuldades em sentir determinados sentimentos, podendo se fixar em algumas ideias. O Sam continua sendo ele, mas não é mais o de antes. Todos os processos psicopatológicos, trazem consequências, mas isso não determina que será nesse limbo que passará o resto da vida. O Sam foi resgatado do inferno com a ajuda de Castiel, por isso, é necessário que busquemos ajuda ou que tenhamos uma rede de apoio e buscar terapia. Tudo isso é importante nesses processos dolorosos que são partes da vida e ela inteira. 

Comentários

Mensagens populares